Seguidores

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

TECNOLOGIAS NÃO DIGITAIS E DIGITAIS NA REDE DE EDUCAÇÃO DE PEDRAS ALTAS – RS


ALVES, Ana Paula; LEMOS Alessandra Soares; CARVALHO, Beatriz Dias; MIRANDA, Mogar Damasceno; SARAIVA, Niliane Miranda ¹.

O trabalho, de forma sucinta, pretendeu investigar a presença das tecnologias não digitais e digitais na educação, definindo o conceito de cada uma dessas tecnologias e utilizando como objeto de investigação a rede de educação de Pedras Altas.
Ao longo da história da humanidade o homem sempre buscou a inovação com o objetivo de tornar seu cotidiano adaptado às novas situações, através do desenvolvimento de tecnologias. Com a evolução e utilização das tecnologias na sociedade, coube a escola acompanhar esse progresso ao longo do tempo e do espaço.
 A partir de uma revisão bibliográfica sobre os conceitos de tecnologias não digitais e digitais e do uso das mesmas na educação e da aplicação de questionários investigativos a professores, alunos e futuros professores do município de Pedras Altas – RS, sobre o uso de tecnologias não digitais e digitais o trabalho buscou além de definir as diferenças entre as tecnologias não digitais e digitais pesquisar as presenças de ambas nos processos pedagógicos. Foi feita pesquisa junto a Secretaria Municipal de Educação de Pedras Altas para investigar as tecnologias utilizadas pela rede de ensino do município; os resultados das principais questões foram tabulados e construídos gráficos, para a interpretação dos resultados e análise dos mesmos.
De acordo com a realidade, as escolas possuem grandes artefatos tecnológicos tanto não digitais como digitais. Ao longo do tempo as tecnologias vão se renovando e tornando o ambiente de aprendizagem com grande diversidade de recursos.
_______________________________________________________________
¹Graduandos do curso de Licenciatura em Educação do Campo – UFPel/EAD, Polo Herval

Nenhum comentário:

Postar um comentário