Seguidores

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Um pouco da hitório do lugar onde vivo

Herval é uma cidade do interior do Rio Grande do Sul com aproximadamente dois séculos de formação, teve inicio com um  o acampamento militar, que tinha como finalidade guardar a fronteira do Brasil  com a Espanha quando estas duas coroas   disputavam a demarcação de suas terras.
Ao ser destituído o acampamento militar comandado pelo Brigadeiro Rafael Pinto Bandeira, já havia no lugar um nùmero significativo demoradores que foram  se acomodando junto ao acampamento, ameaçados de serem retirados do local pelo então proprietário das terras.
Foi então que um grupo de homens liderado por Bonifácio Nunes dou um terreno para então Sociedade denominada Irmandade Nossa Senhora da Conceição e o povoado pode mudar-se das terras do antigo acampamento, e foi dada inicio a construção da Igreja Matriz São João Batista.
  Ao longo dos anos a cidade passou por significativas transformações que vão desde sua redistribuição territorial até a modificação econômica e produtiva do município
.Com uma produção do tipo extensiva com grandes fazendas por muitas décadas, foi na metade da década de 1990 que esse cenário passou a ser transformado com a chagada de vários assentamentos da reforma agrária.
Esse fato transformou a realidade sociocultural e econômica do município que passou a contar com um número maior de habitantes vindos de varias regiões do estado.
No inicio da década de 2000 o município passou por outra modificação territorial com a emancipação do município de Pedras Altas perdendo parte de sua extensão de terras, uma das regiões mais produtivas do município.
Hoje a realidade do município apresenta uma diversidade cultural, a economia esta passeada em sua maioria na pequena propriedade, ainda com algumas Fazendas.

A pecuária e agricultura são as principais fontes de renda do município, existem algumas pequenas indústrias caseiras se destacando a produção de queijos. Projetos como piscicultura, e indústria de produção de sucos estão em andamento.


As riquezas naturais e o patrimônio histórico cultural do município tem um grande potencial turístico muito pouco valorizado e explorado. Se destacando as belezas dos morros do entorno da cidade e álbuns balneários próximos da cidade.
As manifestações culturais tem como destaque a cultura gaúcha com o CTG Minuano que realiza anualmente o Rodeio Internacional, as invernadas artísticas e os piquetes tradicionalistas.
A EXPOFEIRA é outro evento de destaque para o município dando envase e ovinocultura, importante atividade econômica do município e ao cavalo crioulo com a realização de provas do Frei de Ouro evento paralelo a exposição. O evento destaca também o artesanatolocal  reservando espaço para uma mostra, organizada pela EMATER.
Em relação a educação algumas inovações podem serem citadas como a nucleação das escolas rurais em escola Pólos, hoje o município possui quatro escolas Pólos rurais com ensino fundamental completo, uma escola municipal  na sede, duas  escolas estaduais uma no interior do município e uma na cidade, esta ultima é a única a possuir o ensino médio.
As rede Municipal de ensino conta ainda com umPólo de educação infantil  que no momento atende em torno de 50 crianças de 0 a 6 anos,  em breve esse número será elevado para aproximadamente 200 crianças com a conclusão das obras de suas novas dependências.
Outra importa conquista na área da educação foi o Polo Universitário da Universidade Aberta do Brasil, trazendo cursos de graduações de universidades federais, possibilitando a formação e aperfeiçoamento principalmente na área da educação, foco dos cursos oferecidos, tendo em vista que os cursos em sua quase totalidade são na área da educação.   



Nenhum comentário:

Postar um comentário