Seguidores

terça-feira, 5 de abril de 2011

Um pouco sobre os meios de comunicação de Herval

A história e a evolução dos meios de comunicações na cidade onde vivo, não  diferem muito da história de modo geral do avanço tecnológico das tele comunicações e da mídia impressa.
O que se pode perceber ao longo da história, por ser uma cidade com um baixo poder econômico, nos primeiros anos de sua existência, as famílias tradicionais em termos econômicos sempre foram as primeiras a ter acesso aos instrumentos tecnológico modernos.
A comunicação impressa teve seu lugar na historia da cidade se sabe que no passado existiram alguns jornais impressosque por motivos variados  a deixaram de circular. A cidade contaa 20 anos com um jornal quinzenal , O HERVAL que divulga noticias da cidade não só para as pessoas que residem na cidade, como para vários assinantes que são filhos de Herval mas por muitos anos não residem  em outras  cidades, porém acompanham as noticias da cidade natal.
Antigamente as noticiase anúncios eram feitos da praça central através de um alto-falante, empresa essa  denominada A VOZ DOS MORROS, após um carro móvel da mesma empresa passou a fazer o serviço que existe até os dias de hoje, agora com mais alguns concorrentes.
Por muitos anos a cidade lutou para ter uma rádio local, em alguns momentos até algumas rádios clandestinas foram mantidas, pois as dificuldades de conseguir a concessão junto a Anatel eram grandes. Hoje a cidade conta coma a HERVAL FM 109,4,a rádio comunitária de Herval.
Com o advento da computaçãoe a popularização  da internet, a cidade evoluiu bastante nessa área contamos com um jornal online com noticias diárias denominado JORNAL A FRONTEIRA.

Recentemente a primeira edição de um informativo impresso da Prefeitura Municipal circula na cidade apresentando um sinal de evolução também na comunicação entre os gestores públicose os munícipes.

O Polo universitário da UAB tem grande contribuição para a utilização dessas ferramentas tecnológicas ligadas a informática com a Educação à distância, popularizando e utilizando esses meios para o desenvolvimento do município.


Nenhum comentário:

Postar um comentário