Seguidores

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Eu e a Educação Ambiental


A educação ambiental para mim é um conjunto de reflexões que comtemplam as relações que o homem mantêm com o ambiente natural e a resposta que esse meio está dando ao homem. Reflexões estas que demandam novas tomadas de decisões na busca de adequar as atitudes frente aos recursos naturais para que possamos mudar o comportamento em relação ao meio ambiente.
Na minha vida diária são muitas atitudes que tomo, adotando alguns hábitos domésticos em busca de melhorar essa relação como o meio ambiente, porém acredito que é o bastante, visto que a problemática ambiental esta inserida em um contexto muito maior. Vivemos em uma sociedade capitalista, movida pelo consumo, onde as relações exploratórias dos recursos naturais não renováveis são o carro chefe da maioria dos processos produtivos.  
Na minha prática docente nas disciplinas de biologia, química e filosofia, procuro propor aos alunos debates que levam a reflexão das relações que a atual sociedade vem tendo com o ambiente, baseado em tomadas de decisões individuais, pois cada um tomando ciência de suas responsabilidades individuais podem transformar as relações de uma sociedade.
É preciso conscientizar a sociedade como um todo, porém as crianças e os jovens são protagonistas de ideias novas e demostram isso com comportamentos inovadores, e é isso que precisamos, nos comportarmos de forma mais comprometida com o ambiente natural.
A escola tem um papel de extrema importância na educação ambiental, sendo ela um reflexo de toda a sociedade e o berço da formação de cidadãos conscientes e comprometidos com um mundo melhor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário