Seguidores

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Olhares em torna da Realidade




Começo a reflexão em torno da realidade da comunidade onde vivo, a pequena cidade de Herval- RS, que apresenta uma história longa e cheia  de incertezas.
Partindo de uma análise histórica para entender o presente começo citando Thompson:

[...] sistemas densos, complexos e elaborados pelos quais a vida familiar e social é estruturada e a consciência social encontra realização e expressão [...]: parentesco, costumes , as regras visíveis e invisíveis da regulação social, hegemonia e deferência, formas simbólicas de dominação e resistência, fé religiosa e impulsos milenaristas, maneiras , leis, instituições e ideologias – tudo o que em sua totalidade, compreende a genética de todo o processo histórico” ( THOMPSON,1981: 189)


Eis o começo, o inicio do povoado se deu em função desse templo, hoje Herval.
Conta a história que já foi chamado de São João Batista do Herval e Herval do Sul.


Entre os antigos casarões, respiramos a história as vezes de forma duvidosa, outras vezes macabra.Para muitos cheia de legados de um povo vitorioso. Para outros a sombra dos casarões representa muitos  desencontros.
A única certeza que se tem é da hospitalidade do povo desse pago e a vontade de contemplar um desenvolvimento, não só econômico, como cultural e humano.
Talvez nas provas terrenas, dos antepassados encontramos uma leitura das diferenças de um povo que viveu um passado de glória e incertezas, de diferenças e indiferenças. Justas ou injustas. Quem sabe?


Pelas estradas de ferro ou pela pata do cavalo, o povo foi cortando estradas e recebendo forasteiros, alguns deles deixaram legados, outros não vale   a lembrança.





Um povo que busca em Deus a esperança para a caminhada, das suas crenças tem orgulho.

Na diversidade religiosa , na tolerância e na intolerância, mas na certeza da transcedência divina.







Ao longo dos anos passou por grandes transformações territoriais e econômicas da  pecuária extensiva pouco  restou nas grandes fazendas, hoje assentamentos da reforma agrária.  a busca por uma agricultura familiar persegue o município.
Embora o planejamento para essa atividade necessite ser pensado de forma mais autentica. 






A cultura local apesar de passar por momentos de desvalorização, atualmente esta no auge de um resgate por diversos seguimentos da comunidade, principalmente nas escolas que estão buscando a valorização da cultura local.











Um comentário:

  1. Bastante interessante essa postagem, valorizando e incentivando a cultura do nosso município.

    ResponderExcluir