Seguidores

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

O PASSE LIVRE ESTUDANTIL É SIGNIFICATIVO NA MINHA VIDA


imagem retirada:http://www.democraciasocialista.org.br/democraciasocialista/artigos/item?item_id=209157
 
A vida nos proporciona momentos significativos. Lembro-me da minha trajetória de estudante quando, com 14 anos, deixei a casa de meus pais em busca de um curso profissionalizante e ingressei como aluno interno do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG). Foi difícil, a saudade e a insegurança tomaram conta de mim.

Enfim eu venci e me orgulho das dificuldades que encontrei. Entre elas a dificuldade no deslocamento de Pelotas para Herval e o quanto era inviável economicamente para um filho de trabalhador rural e de uma professora, mas disso me orgulho mais ainda.

Tive a oportunidade de participar de movimentos sociais, como o movimento estudantil. Tenho orgulho de guardar a carteirinha do Grêmio Estudantil do CAVG, onde exerci o cargo de secretário em 1999. Nele militei por causas como a continuidade do internato, modalidade de ingresso na instituição, que me possibilitou alimentação e moradia gratuitos.

Lembro-me das manifestações que realizávamos no campus da universidade. Éramos cheios de entusiasmos e lutávamos por causas e benefícios que não eram só para nós. Hoje eu entendo isso, um exemplo que citei, o internato que por muitos membros da reitoria era tido como desnecessário e que dava prejuízos para a universidade, hoje esta lá recebendo alunos da minha cidade.  Acredito que naquela época contribuí com a luta pela permanência do mesmo.

Ao ler o artigo no site da União Nacional dos estudantes com o titulo “Passe estudantil já é lei no RS - e principalmente o trecho que revela a luta dos estudantes e que aqui o transcrevo: “Para o vice-presidente da União Nacional dos Estudantes no RS, Álvaro Lottermann, ‘essa é uma vitória das ruas, construída pela trajetória de luta da juventude brasileira’” - renasceram em mim os dias de militância e a importância da minha luta, há 10 anos. Pena que as politicas públicas andam a passos de tartaruga, mas para isso se fala em luta e por essa causa eu também lutei.

Orgulhoso fiquei de, após 10 anos, estar à frente da Secretaria de Educação e ter a oportunidade de aderir ao Passe Livre para o meu município, juntamente com a administração e a minha equipe de trabalho. Politica publica impulsionada pela luta estudantil da qual fui militante, e acolhida pelo Governo Estadual.

Não falo isso de forma pretenciosa, mas sim significativa na minha trajetória como cidadão e agente de uma história que acredita na força da juventude, que luta por dias melhores.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário